Como armazenar corretamente as fitas adesivas?

Todo produto apresenta um prazo de validade, e com as fitas adesivas não é diferente. Embora elas não se tornem impróprias para uso, podem perder sua aderência ao longo do tempo.

Isso ocorre principalmente quando as fitas adesivas são armazenadas de maneira incorreta, não respeitando as orientações do fabricante.

Por isso, a Koretech preparou um guia prático sobre como armazenar corretamente suas fitas adesivas. Neste material, você vai ficar por dentro dos seguintes assuntos:

  • Qual a importância de armazenar as fitas adesivas?
  • O que pode danificar uma fita adesiva?
           – Raios solares
           – Mudanças drásticas de temperatura
           – Umidade e poeira
           – Objetos cortantes, perfurantes ou impactos
  • Como guardar a fita adesiva?

Qual a importância de armazenar as fitas adesivas?

As fitas adesivas possuem diferentes composições, mas todas elas apresentam uma estrutura química em sua formulação. Cada tipo de cola da fita adesiva responde de um jeito único a fatores externos, isso é o que define sua resistência, durabilidade e adesividade.

Com o passar do tempo, é natural que as fitas adesivas diminuam gradativamente sua adesão, podendo ter suas ligações adesivas desintegradas por ações do calor, luz, água ou pela própria oxigenação.

Dessa forma, quando você compra uma fita adesiva, principalmente em grande quantidade, é importante ter em mente locais adequados para armazená-las a fim de evitar que ela perca sua adesão.

Armazenar corretamente suas fitas adesivas prolonga sua vida útil, evitar perdas e prejuízos e mantém sua alta qualidade no momento da aplicação.

Adquira fitas adesivas Hot Melt!

O que pode danificar uma fita adesiva?

Diversos fatores podem ser responsáveis por danificar uma fita adesiva, mas há fatores de maior incidência, como:

Raios solares

Evite expor diretamente qualquer modelo de sua fita adesiva ao sol, pois ela irá absorver os raios UVA/UVB. A exposição por longos períodos ao sol pode alterar a viscosidade da fita adesiva, tornando sua cola excessivamente melosa ou enrijecida e quebradiça.

Mudanças drásticas de temperaturas

As fitas devem ser mantidas em locais que não sejam extremamente quentes ou frios. A variação brusca de temperaturas pode prejudicar a adesividade, tornando a fita menos resistente durante a aplicação.

A dica é manter suas fitas em locais frescos, mas livre de vento.

Máxima resistência: fita gomada personalizada!

Poeira e umidade

A poeira não permite que a fita adesiva se fixe de maneira adequada no momento da aplicação, podendo resultar no descolamento. Dessa forma, é importante que os rolos de fita fiquem protegidos de qualquer tipo de sujeira.  

Outro fator que também implica na aderência das fitas adesivas é a umidade, assim, armazene suas fitas adesivas longe de locais úmidos, como o banheiro; mantenha-as em locais secos e limpos para garantir sua qualidade.

Objetos cortantes, perfurantes ou impactos

É importante evitar que a fita adesiva sofra impactos, como quedas ou objetos pesados por cima, porque isso pode danificar sua elasticidade, facilitando o rompimento após a colagem.

Atente-se também para não utilizar objetos cortantes ou perfurantes como facas, tesouras e estiletes na hora de abrir ou cortar as fitas, mesmo que elas ainda estejam embaladas, pois mesmo um pequeno corte superficial pode penetrar em outras camadas da fita adesiva, fazendo com que rasguem durante a fixação ou transporte da embalagem.

E então? Qual a melhor forma de guardar as fitas adesivas?

Você pode armazená-las dentro de caixas de madeira ou papelão. Evite deixar as caixas diretamente sobre o solo, prefira colocá-las sobre paletes, assim, evita-se que as caixas absorvam a umidade do chão.

Se o consumo de fitas é muito rápido e você precisa de um grande volume sempre à mão, uma opção é empilhá-las em estantes, mas se certifique de que o local não será agressivo às fitas.

O mais importante é garantir que o local esteja sempre limpo, seco e fresco, sem interferência de fontes de luz ou calor.

Também recomendamos que você crie uma ordem de uso para suas fitas, utilizando sempre as mais antigas, desse modo, você terá a rotatividade ideal das fitas e poderá usufruir sempre de uma adesividade maior.

Veja a versatilidade da fita dupla face acrílica!

Agora, você já sabe como armazenar suas fitas adesivas do jeito certo para que elas mantenham sua adesividade e qualidade até acabarem!

Essas dicas trarão maior economia para você, já que suas fitas adesivas poderão durar por muito mais tempo!